Sancionada lei que estabelece critérios para concessão de títulos de capital nacional a municípios

A nova norma define exigências mínimas para que municípios recebam o título, prevendo critérios culturais, históricos e econômicos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, sem vetos, a Lei 14.959/2024, que estabelece critérios mínimos para a concessão do título de capital nacional a municípios. A norma foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (5) e prevê uma série de requisitos a serem cumpridos por municípios que busquem esse reconhecimento.

Critérios de concessão

A nova lei é derivada do PL 5.766/2016 da Câmara dos Deputados, posteriormente aprovado no Senado como PL 2.102/2019. Para receber o título de capital nacional, um município deve se destacar em uma das seguintes áreas:

  1. Natureza cultural ou esportiva;
  2. Atividade econômica;
  3. Sede de evento de relevância;
  4. Palco de acontecimento histórico;
  5. Peculiar característica geográfica.

A cidade interessada deverá apresentar documentação comprobatória, evidenciando a relevância nacional em uma das áreas mencionadas por pelo menos 10 anos consecutivos. Além disso, a anuência da Câmara de Vereadores do município será obrigatória para o processo de outorga.

Procedimentos e restrições

A lei prevê que a concessão do título seja precedida por uma audiência pública com a participação de entidades locais e nacionais relacionadas à área de destaque do município, além de outros municípios que possam ter interesse concorrente no título. Será permitido a apenas um município ostentar o título de capital nacional em cada modalidade, e um município não poderá receber mais de um título simultaneamente.

Tramitação e aprovação no Senado

O projeto foi aprovado no Plenário do Senado em agosto, após tramitar nas comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e Educação (CE), sob a relatoria dos senadores Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) e Flávio Arns (PSB-PR), respectivamente. Ambos ressaltaram a importância de critérios objetivos para evitar distorções no reconhecimento oficial, garantindo que apenas municípios com comprovada relevância nacional recebam o título.

Questão jurídica envolvida

A Lei 14.959/2024 estabelece critérios para a concessão de títulos de capital nacional a municípios, com base em sua relevância cultural, econômica, esportiva ou histórica. A lei prevê a necessidade de anuência da Câmara de Vereadores e estipula que a concessão seja precedida de audiência pública, além de exigir comprovação de relevância nacional por 10 anos consecutivos.

Legislação de referência

  • Lei 14.959/2024: Estabelece critérios para a outorga do título de capital nacional.
  • PL 5.766/2016: Projeto de lei de origem da Câmara dos Deputados que deu origem à lei.
  • PL 2.102/2019: Projeto de lei do Senado relacionado ao tema.
  • Constituição Federal, Artigo 30: Estabelece a competência dos municípios para legislar sobre assuntos de interesse local, incluindo questões culturais e históricas.
Siga a Cátedras:
Relacionadas

Deixe um comentário:

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Cadastre-se para receber nosso informativo diário

Mais lidas